quarta-feira, 22 de julho de 2015

Uma receita-coringa

Eu tenho algumas receitas coringas guardadas na manga, para aqueles dias em que você é pega de surpresa por visitas inesperadas e não tem muito tempo para fazer uma refeição completa de última hora. É o caso da minha receita de carne com shoyo. Reservo essa para quando quero agradar sem fazer muito esforço. É fácil, rápida e não tem quem não goste (a não ser quem não come carne vermelha, mas aí é outra questã, HO!).

A história dessa carne começou lá pelo fim dos anos 1980, quando eu, casada e com um filho pequeno, fui uma vez no Baiano das Batidas, quando ainda era na Avenida Maringá, com amigos. Além das batidas e cervejas, o grupo em que eu estava pediu um aperitivo para petiscar. Veio umas tiras de carne, cozida, com fatias de cebola e tomates cozidos, além de salsinha e cebolinha. Acompanhava fatias de pão francês. O grupo gostou tanto que acabamos pedindo umas três ou quatro porções da mesma carne.

Bom, imagine um lapso de tempo e eu, um dia, com algumas belas fatias de coxão mole mas sem vontade fazer bife no almoço. Lembrei da carne do Baiano das Batidas e resolvi arriscar uma versão dela. E não é que deu certo? A receita não poderia ser mais simples: um quilo de carne - de sua preferência - em tiras, um pouco de óleo, shoyo a gosto, 2 cebolas médias e dois tomates médios cortados em gomos. Refogue a carne no óleo, jogue shoyo por cima numa quantidade que lhe agradar (mais caldo ou menos caldo) e deixe refogar. Quando a carne estiver macia, jogue as cebolas e os tomates, coloque um pouco mais de shoyo e deixe "murchar". Salpique salsinha e cebolinha por cima. Sirva com arroz branco. Ou, se preferir fazer de aperitivo, sirva com uma cumbuquinha de farinha de mandioca torrada e fatias de pão francês. Bom, heim?


Selo NHAM de Qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim, eu sei que é chato moderação de comentários. Porém, já tive experiências com outros blogs e tem gente muuuuito desagradável no mundo. Então, sorry. Liberarei o seu comentário o mais rápido possível.