domingo, 5 de julho de 2015

Uma quirerinha para aquecer o coração

Eu e a ermã viemos de uma família de boas cozinheiras, com exemplos próximos com a mãe e avó. Então, não tínhamos como não aprender a cozinhar. Isso é quase genético, beibe. E tem algumas receitas que a ermã faz que eu me abstenho de fazer e vice-versa. Pra que, neám? Basta uma fazendo bem que tá de bom tamanho. Uma sempre sabe que a outra vai guardar pelo menos um pratinho para ela. Então, tá bom.
É o caso da quirerinha com costelinha defumada. A ermã é especialista. A quirerinha dela fica uma delícia mesmo. E atendendo a um pedido de uma amiga em comum, ela faz uma panelada no último sábado. Olha, 15 pessoas comeram de se lambuzar.

Esse foi só o primeiro prato! HO!

A quirerinha, para quem não sabe, é o milho quebradinho, na primeira triturada antes de virar fubá. Muito usada na alimentação de aves - no sítio da minha tia, por exemplo, era usado para alimentar as galinhas. Aliás, a quirera, que também é chamada de canjiquinha ou xerém, é comida de sítio, caipira, com sustância. A primeira vista, o urbanóide pode torcer o nariz. Mas basta experimentar que, olha, é conquistado. Para uma noite fria, não tem prato melhor.

Infelizmente a ermã - chata - não quis passar a receita dela. Massssssssssssss eu tenho uma receita de quirerinha na manga, kkkkk. E é muito boa também. Assim, anote:

2 xícaras bem cheias de quirera de milho
2 colheres de óleo
2 cebola médias picada
10 dentes de alho picados
1 tomate picado
1 xícara de salsa picada
1 xícara de cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto
500 g de costela defumada
300 g de lingüiça tipo calabresa defumada

Deixe a quirera de molho em 4 xícaras de água e reserve. Dê uma ferventada na costelinha e jogue fora a água. Junte o óleo, cebola, alho, sal, pimenta e refogue. Junte o tomate, metade da salsa e da cebolinha.
Coloque 2 litros de água em uma panela de pressão, junte o refogado e ferva com a panela tampada por 15 minutos
Abra a panela e junte a quirera, cozinhe em fogo brando até a quirera ficar macia. Jogue por cima o restante da salsinha e cebolinha.
Sirva com salada de serralha ou, na falta, de almeirão cortado grosseiramente.

Selo NHAM de qualidade!


**** O amigo chamou a atenção para o tempo de cozimento das carnes. Realmente tava errado. 15 minutos na pressão são suficientes, porque depois ainda vai ser mais cozida em fogo brando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim, eu sei que é chato moderação de comentários. Porém, já tive experiências com outros blogs e tem gente muuuuito desagradável no mundo. Então, sorry. Liberarei o seu comentário o mais rápido possível.