terça-feira, 28 de julho de 2015

A tal da galinhada

Bom, como a maioria sabe, domingo foi aniversário da minha ermã e, para comemorar, fiz um almocinho aqui em casa. Eu ia fazer charutos, mas as dores nas minhas mãos andam realmente atacadas com esses dias friozinhos resolvi poupá-las. Charuto não é difícil mas requer um certo trabalho manual ao enrolar a carne nas folhas que, quem tem dor nas mãos, é melhor evitar. Bom, a decisão recaiu então sobre a galinhada espanhola, uma receita que aprendi como minha mãe que aprendeu com uma tia e assim vai. Coisa de família.
A receita difere das outras galinhadas porque vai grão de bico. Ou garbanzo, como queira chamar. Meu pai só chamava de garbanzo. E adorava. Em casa, todo mundo gosta. O grão é versátil e vai muito bem em vários pratos - de saladas a sopas. Eu tenho sempre um pacote aqui, pra emergências. Não tem nada para fazer de almoço? Cozinhe o grão de bico, espere esfriar e tempere como salada, incluindo cebola e tomates picadinhos. Pronto, tem um prato completo. :D
Mas voltando à galinhada, grande parte dos meus amigos já provaram e, sinceramente, acho que aprovaram. HO! É uma das minhas especialidades. E nesse domingo, depois que publiquei essa foto (aqui em embaixo), muita gente veio in box me pedir a receita. Então decidi publicar aqui. Pode parecer que dá um trabalhão fazer mas não. É fácil e, o que é melhor, rápido. Mas aconselho a fazer com uma certa antecedência para deixar descansar por, no mínimo, meia hora antes de servir. É nesse "descanso" que o sabor se fixa.


Preparados? Então tó a receita.

Ingredientes (para até oito pessoas)
Um quilo de peito, coxas ou sobrecoxas de frango (sem pele) - à escolha - picados em pedaços
Oito xícaras (café) de arroz
Meio quilo de grão de bico
Folhas de louro
Tempero sírio
Azeite
Sal
Duas cebolas pequenas ou uma grande picadinha
Alho à vontade
Caldo de galinha (eu uso o caldo de galinha que é vendido em lojas de produtos naturais, tem menos sódio e nada de gordura)
Um pouco de shoyo.

Cozinhe o grão de bico até que esteja macio. Reserve com a água do cozimento. Refogue o frango com todos os temperos e do tempero sírio (no máximo, meia colher de chá) e deixe cozinhar. Quando estiver bem cozido, desmanchando, acrescente o arroz cru e o grão de bico, coloque a água do cozimento do grão do bico e, se necessário, mais um pouco de água fervida - só o suficiente para cobrir todo o arroz - e deixe cozinhar. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela. Quando o arroz estiver cozido, tampe e deixe descansar de meia hora a uma hora.

Selo NHAM de Qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim, eu sei que é chato moderação de comentários. Porém, já tive experiências com outros blogs e tem gente muuuuito desagradável no mundo. Então, sorry. Liberarei o seu comentário o mais rápido possível.