quinta-feira, 25 de junho de 2015

O tal do boi ralado

Confesso que sou meio enjoada para comer. E que tem coisas que só como em casa - entenda-se aí a minha e de amigos e parentes. E o tal do boi ralado é uma delas. Você nunca vai me ver escolhendo carne moída refogadinha ou até molho a bolonhesa em restaurantes. Porque? Simples: a carne moída tem que ser de qualidade, de preferência moída na hora de uma peça que você escolheu. Pode ser acém, músculo (muito saboroso, por sinal) ou patinho. Mas nada desas coisas que já estão na bandeja. E, lamento informar, nem todo restaurante tem esse cuidado. Enfim, mesmo que tenha, eu sou desconfiada.
O fato é: hoje eu acordei com vontade de carne moída refogada com milho. Huuuum. Fiquei pensando nisso a manhã toda. Passei no mercado, comprei um pedaço de acém bem bonito - não tinham músculo na hora - e mandei moer. Acho que todo mundo sabe uma receitinha de carne moída refogada, mas aqui vai a minha.

Uma cebola média picadinha
Uma cabeça de alho espremido
500 gramas de carne moída da sua preferência 
Um vidro ou sachê de milho (se tiver espigas de milho, melhor ainda, umas duas são suficientes). Eu evito o de lata porque não gosto do sabor que o metal deixa. 
Um tomate picadinho.
Tempeiros a gosto - uso shoyo, um Sazon para carnes (sim, eu sei, faz mal, etc, etc, etc. Mas adoro!), um pouco de orégano e muita salsinha e cebolinha. 
Refogo a cebola e alho, depois a carne com todos os tempeiros e, por último, coloco o milho. Se quiser, pode acrescentar também azeitonas e ovo cozido. Ou substituir o milho por batatinhas cozidas. Você também pode deixar a carne mais molhadinha ou sequinha, vai do seu gosto. 
Fica bom demais para comer com arroz e feijão. E se sobrar, é só congelar e guardar para reaproveitar num molho a bolonhesa, num recheio de pastel ou até com pão, no famoso sanduíche conhecido como Buraco Quente. 

Um comentário:

  1. Quando fui aí na sua casa... há anos, não esqueci da sua comida cheirosa e saborosa. Memória olfativa e palativa. Selo NHAM de qualidade. Bjs

    ResponderExcluir

Sim, eu sei que é chato moderação de comentários. Porém, já tive experiências com outros blogs e tem gente muuuuito desagradável no mundo. Então, sorry. Liberarei o seu comentário o mais rápido possível.